noticia
19/08/2018 - 03:16
Tamanho da Fonte
 
 
O juiz Raphael Casella de Almeida Carvalho, da 8ª Vara da Justiça Federal, condenou senador Wellington Fagundes (PR), pré-candidato ao cargo de govern

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Justiça condena Wellington Fagundes, mas mantém direitos políticos
O juiz Raphael Casella de Almeida Carvalho, da 8ª Vara da Justiça Federal, condenou senador Wellington Fagundes (PR), pré-candidato ao cargo de governador de Mato Grosso por improbidade administrativa. O juízo, entretanto, negou a suspensão dos direitos políticos. A decisão foi proferida no último dia 08.

Leia mais:
TJ não vê 'condição de pobreza' em desembargador aposentado e nega justiça gratuita

Trata-se de ação civil pública por improbidade movida pelo Ministério Público Federal  (MPF) em desfavor Welington Antônio Fagundes, imputando-lhe a prática de atos descritos na Lei nº 8.429/92, notadamente promoção pessoal precisamente na afixação de placas/outdoors com seu nome vinculados a obras públicas realizadas no município de Rondonópolis.

As obras em questão são: Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e Centro Cultural Marechal Rondon, construídas e reformadas com recursos federais. Tais obras atos, programas, realização de obras, prestação de serviços etc, devem ser imputados ao Estado, jamais ao agente, avalia a acusação.

Dentre as mensagens promovidas nos outdoors, estão: “Centro Cultural Marechal Rondon Mais uma obra construída com recursos alocados pelo Deputado Federal Welinton Fagundes, Deputado Federal Welinton Compromisso com a Cultura”; “Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Mais uma obra construída com recursos alocados pelo Deputado Federal Welinton Fagundes”.

"Evidente, portanto, o caráter de promoção pessoal da propaganda", conclui o MPF.  O juízo reconheceu, pela documentação trazida aos autos, a veracidade da acusação.

Diante do exposto rejeito as preliminares arguidas pelo réu e, no mérito julgo procedente o pedido nos termos do art. 487, inciso I do NCPC para condenar WELINGTON ANTÔNIO FAGUNDES pela prática de improbidade prevista no caput, do art.11 da Lei nº 8.429/92. Por consequência, fixo ao réu a seguinte penalidade: multa civil correspondente a três vezes o valor da remuneração percebida pelo agente. Condeno o réu ao pagamento das custas processuais. Sem honorários (REsp 1.099.573, SEGUNDA TURMA, Rel. Ministro Castro Meira, DJ de 19/05/2010).

Entretanto, pontua o juízo. "Não se afigura razoável nem proporcional à gravidade do ato ímprobo praticado pelo réu suspender-lhe os direitos políticos, porquanto entendo que seria extremamente severa e desproporcional à conduta, que, apesar de reprovável, não poderia implicar a perda do cargo e dos direitos políticos, pois, por serem penalidades extremas. Tenho que dentre as cincos sanções, entendo que deve se aplicada, apenas, a multa civil (no valor de três vezes a remuneração percebida do agente), considerando que não houve dano ao erário, afasto, pois, as de natureza política (suspensão dos direitos políticos), político-administrativa (perda da função pública) e administrativa (proibição de contratar com o Poder Público e receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios)".

O outro lado

Contactada por Olhar Jurídico, a assessoria de comunicação de Wellington Fagundes garantiu que se reunirá para definir emissão ou não de posicionamento sobre a sentença da Justiça Federal.



     

 
» Últimas Notícias
15/08/2018 - Moradores do Sagrada Família protestam em “outdoor” por pavimentação asfáltica no bairro, Indignados com o descaso da Prefeitura de Rondonópolis com o - Moradores do Sagrada Família protestam em “outdoor” por pavimentação asfáltica no bairro, Indignados com o descaso da Prefeitura de Rondonópolis com o bairro, moradores do Sagrada Família colocaram um outdoor na cidade, com os dizeres “Quem nunca pagou IPTU tem asfalto, quem paga há mais de 30 anos vive na poeira”. O protesto é claro e se deve ao prefeito Zé Carlos do Pátio `escolher´ a região do Grande Conquista para pavimentação asfáltica, local onde os moradores foram colocados sem qualquer regulamentação há alguns anos.
15/08/2018 - Um assalto a uma imobiliária, localizada na avenida Marechal Dutra, na área Central de Rondonópolis-MT, ocorreu na manhã desta quarta-feira (15). Não - Um assalto a uma imobiliária, localizada na avenida Marechal Dutra, na área Central de Rondonópolis-MT, ocorreu na manhã desta quarta-feira (15). Não se sabe ainda a quantidade de elementos envolvidos na ação. As primeiras informações dão conta de que o local foi invadido por bandidos que munidos de arma de fogo, renderam os funcionários, entraram pedindo dinheiro e aparelhos celular. Não há informações sobre o que foi levado do local.
09/08/2018 - Jovem de 18 anos baleado em assalto será sepultado hoje, Será sepultado na manhã de hoje (9), no cemitério São João Batista (Mata Grande), o jovem Ede - Será sepultado na manhã de hoje (9), no cemitério São João Batista (Mata Grande), o jovem Eder Késsio Ramos de Almeida, de 18 anos, morto com um tiro na cabeça durante uma tentativa de assalto na madrugada de ontem (8). O caso aconteceu no bairro Luz D’Yara, na residência dele, sendo que o irmão de Eder também foi baleado.
09/08/2018 - Após os dois dias de manifesto em frente à Prefeitura, entre ontem (8) e anteontem (7), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sispmur) infor - Após os dois dias de manifesto em frente à Prefeitura, entre ontem (8) e anteontem (7), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sispmur) informou que ainda poderá deflagrar uma greve da categoria nos próximos 30 dias, para tentar negociar com o prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) a pauta de reivindicação dos servidores, que inclui o pedido de reajuste salarial dos servidores em 10%.
09/08/2018 - Começa hoje (9) mais uma edição do Rodeio da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso (Exposul). Um dos eventos mais aguar - Começa hoje (9) mais uma edição do Rodeio da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso (Exposul). Um dos eventos mais aguardados da Exposul, o rodeio promete muita emoção e terá como novidade a apresentação do humorista Garoto Juca, que irá interagir com o público nos intervalos das montarias.